Nome | Instituição | Título do Trabalho |
Adhemar Lourenço da Silva Junior | Universidade Federal de Pelotas | História e historiografia através do rádio: experiências do programa Som do Tempo |
Adriana Orlandi | E.M.E.F. Aramy Silva | Currículo de História: reflexões e possibilidades no ensino por ciclos de formação |
Alessandra Rivaroli | Univesidade Federal de Pelotas | UM DESPERTAR PARA A DOCÊNCIA: O PIBID-HUMANIDADES/UFPEL COMO ELO ENTRE O MUNDO ACADÊMICO E O UNIVERSO ESCOLAR |
Alexandre dos Santos Villas Bôas | UNIPAMPA | A Arte como idealização: desenvolvimento urbano e a construção da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Rio Grande (RS). |
Aline Moroso Guilhão; Co-autoria: Nicole Fischer Perez, Marcéli Machado Santos, Naira Gislaine Cooper Carvalho, Michelle Zilli Monsú | UFRGS | HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Bárbara Macagnan Lopes | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Educação Patrimonial: o que dizem as pesquisas de 2005 a 2009 em Programas de Pós-Graduação? |
Beatriz Floôr Quadrado | UFPel | Patrimônio e História Oral: um Método Didático |
Bernard Goulart Prietto | UFRGS | Histórias da Lomba: uma experiência de Educação Patrimonial, em sala de aula, através da História Oral. |
Bianca Silva Costa | UFRGS | ENSINO DE HISTÓRIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM ESPAÇO NÃO-FORMAL |
Bibiana Werle | UFRGS | Patripife – o jogo da educação para o patrimônio intangível nas aulas de história |
Camila de Almeida Silva | FURG | A ATUAÇÃO DA PASTORAL DA JUVENTUDE NO MOVIMENTO DOS CARAS PINTADAS |
Carla Josiele Weber | Universidade Federal do Pampa | A relação entre as diferentes concepções pedagógicas no Brasil e sua concretização nas práticas dos educadores e nos planos político-pedagógicos dos estabelecimentos de ensino municipais localizados em Jaguarão |
Carmen Regina Dorneles Nogueira; Co-autor: Nadir Lurdes Damiani, Amilcar Guidolin Vitor | Unipampa- Jaguarão | A REGIÃO TRANSFRONTEIRIÇA DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANI E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL |
Caroline Rippe de Mello | Unisinos | O ENSINO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE OBJETOS COTIDIANOS |
Celoi Pereira | Universidade Federal de Pelotas | IRMÃO SOL, IRMÃ LUA: O INÍCIO DA FÉ FRANCISCANA EM ASSIS NO SÉCULO XIII E SEUS USOS NA SALA DE AULA |
CLAUDIA FEIJO DA SILVA; Co-autora: Laura Ferrari Montemezzo | UFRGS | Uma parceria entre ensino formal e ensino não-formal: o Museu como recurso didático para o ensino da história |
CLAUDIA H DUARTE | c.e.f.p. gen. flores da cunha | AFRICA FASCINIO E DIVERSIDADE |
Cleber Monticelli Petró | Universidade Federal de Santa Maria | Reflexões teóricas sobre a Didática e o ensino da História |
Cristiano Nicolini | UNISC | Imagens da colonização na propaganda turística do Vale do Taquari |
Cristiano Nicolini | UNISC | Análise do conteúdo dos livros da história dos municípios do Vale do Taquari |
Criziane da Silva Madruga | unipampa | Cultura e Identidade na sala de aula das séries iniciais: |
Débora Strieder Kreuz | UFPel | A influência do livro didático na escrita da História: o caso dos Anos de Chumbo |
Diego da Luz Nascimento | Universidade Federal de Pelotas | Utilização de imagens em livros paradidáticos: ''As pioneiras guarapuavanas'' |
Eliana Ventorini | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Práticas culturais juvenis: entre velhas e novas interdições |
Eva Maria Dutra Pinheiro | E.E.E. F. Ruy Ramos | Quilombos e Quilombolas em Piratini: uma proposta de reflexào no espaço escolar |
Everton Lessa da Silva | Universidade Federal de Pelotas | O Carnaval pode ser fonte de ensino de História? |
Fabian Filatow | PPGH - PUCRS | História Política, Memória e o Ensino de História. |
FABIANA BORGES MEIRA | E.M.E.F. ARAMY SILVA | Além das queixas, em direção a uma produção pensante: reflexões sobre o ensino de História na escola pública |
Fátima Ferreira Peixoto | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Representação social da educação: colônia Quatro Irmãos-Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. |
Felipe Rodrigues Bohrer | UFRGS | Colônia Africana: ocupação territorial e relações de vizinhança |
Felipe Schulz Praia | UFRGS | USO DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NA SALA DE AULA |
Fernando Seffner | UFRGS - Faculdade de Educação | Comparar a aula de História com ela mesma: valorizar o que acontece e resistir à tentação do juízo exterior |
Gabriel de Paula Brasil | FAPA/GTHRR | A UMBANDA E SEU SABER ANCESTRAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO-FORMAL NO CENTRO DE UMBANDA REINO DA MÃE OXUM E DO PAI OGUM |
Gabriel Torelly Fraga Corrêa da Cunha | UFRGS | Por um currículo selvagem: história indígena, imaginação e narrativas |
Gabriela Correa da Silva | UFRGS | Meu Bairro, muitas Memórias: Ação Educativa no Museu da UFRGS |
Gabriela Golembiewski Passuelo; Co-autores: Ana Paula Ribeiro de Souza, Simone Silva da Silveira, Bárbara de Souza Francisco, Bruno Henrique Silva de Castilhos | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS | História e Cultura Indígena nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Geórgia Stefânia Manfroi Pinto | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | RODA DE CAPOEIRA DO LARGO ZUMBI: UMA AULA A CÉU ABERTO NA NOITE DE PORTO ALEGRE |
Giovanni Biazzetto da Silva Prévidi | UFRGS | VEM QUE TEM CULTURA: RESSIGNIFICANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL |
Gislania Carla Potratz Kreniski | FURG | FONTES E ENSINO DE HISTÓRIA: A IMPRENSA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. |
Hernán Venegas Marcelo | FURG | A noção de patrimônio nas últimas décadas: memória do seu itinerário histórico |
Isabela Lisboa Berté | UFRGS | O milagre econômico e suas facetas |
jaisson oliveira da silva | ufrgs | NARRATIVAS DE EDUCADORES: INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA |
Jesianne Pereira Delfino | Universidade Federal do Pampa | Interpretando o Patrimônio Cultural através dos Percursos da Mulher |
Jocély Peixoto Osório da Rosa | Instituto Estadula de Educação | Resgatando vínculos açorianos |
Jônatas Marques Caratti | Colégio Adventista Marechal Rondon | Como se fosse a primeira vez: ensinando e reensinando conceitos básicos de História |
Júlia Silveira Matos; Co-autoria: Pâmela Pereira de Pinho, Adriana Kivanski de Senna | Universidade Federal do Rio Grande | Os livros didáticos de História e seus posicionamentos teóricos: os critérios de seleção dos professores no PNLD |
Juliana dos Santos Nunes | sem vínculo institucional | A História da África e Brasil Africano em Sala de Aula: A experiência de dois professores numa 7ª série do ensino |
Juliana Schneider Medeiros | UFRGS | Reflexões sobre o ensino de História na escola indígena |
Júlio Ricardo Quevedo dos Santos e Márcia Cristina Cabreira Rodrigues | Universidade Federal de Santa Maria | O "descaso" do patrimônio histórico são-borjente: educação patrimonial em sala de aula |
jussemar weiss gonçalves | furg | O Estágio na formação do futuro professor de história |
Leonardo Prado Kantorski | UFPel | Expurgo de docentes na lógica da Doutrina da Segurança Nacional: o caso da FURG (1969-1977). |
Lisiane Sias Manke; Co-autora: Vania Grim Thies | Universidade Federel de Pelotas | Educação patrimonial e o ensino de história: quem diria que da prática pedagógica “nasceria” um museu? |
Lisliane dos Santos Cardozo | Universidade Federal de Santa Maria | NARRATIVAS DE EDUCADORES: INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA |
Luciane Dos Santos Avila | Universidade Federal Do Rio Grande | Pesquisa Sobre o Ensino de História |
Luciane Helbich; Diego Souza Marques | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Documentos que contam histórias possíveis: narrativa e criação no ensino de história |
Luís Artur Niemeyer | Unisinos | Os Quase Brasileiros de Saint-Hilaire: Em Busca de Raízes Histórico-Culturais para a Identidade Sul-Riograndense |
Luís Guilherme Ritta Duque | Faculdade Cenecista de Osório (Facos) | A Música Popular Brasileira na sala de aula: forma e conteúdo |
Luíza Mello da Silva | FURG | PATRIMÔNIO IMATERIAL: AS BENZEDURAS EM RIO GRANDE |
MAIARA MICHELE CARVALHO CORREA; Co-autoria: Ana Cristina Polo, Viviane Malheiro Barbosa, Cristiane Camargo Gimenes, JULIA PEREIRA CABRAL | UFRGS | Diversidade e Ancestralidade: a capoeira como mediadora |
Maira Eveline Schmitz | Universidade Federal de Pelotas | Construção do saber histórico em sala de aula: Políticas Públicas, Cidadania e Ensino de História |
Marcele da Silva Fernandes | Escola Municipal Frederico Ozanan | A Educação por trás das grades: reflexões sobre o ensino de história no Centro de Apoio sócio educativo de Pelotas/RS. |
Marcello Paniz Giacomoni | UFRGS | Possibilidades e desafios para o ensino de História Antiga |
Márcia Cristina Cabreira Rodrigues | Curso Superior Incompleto | O "descaso" com o patrimônio histórico são-borjense: educação patrimonial em sala de aula |
Maria Beatriz Moraes Martins | Unipampa | Santa Casa de Jaguarão:memórias da formação e das práticas das trabalhadoras em saúde. |
Maria Catharina Lima Pozzebon | Aposentado | Um novo "olhar"sobre o ensino de geografia e historia, atraves de diferentes materiais didaticos. |
Marilise Moscardini dos Passos | UFRGS | Arqueologia na sala de aula: o ensino de história pré-colonial no município de Viamão – RS |
Mario Marcello Neto | Universidade Federal de Pelotas | QUEM DISSE QUE ESTUDAR NÃO PODE SER DIVERTIDO? UMA ANÁLISE DE CASO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA IN LOCO. |
Monica Karawejczyk | UFRGS | Memória e Cidadania - conservação de livros e documento também se aprende na escola |
Natiele Gonçalves Mesquita | UFPel | Entre a historiografia e a educação - relações etnicorraciais na região de Pelotas |
Nauber Gavski da Silva | UFRGS | Fontes para o ensino da história das condições de vida dos trabalhadores urbanos: o exemplo de Porto Alegre |
Nicole Fischer Perez; Coautora: Gabriela Golembiewski Passuelo; Naira Gislaine Cooper Carvalho | UFRGS | Experiências de Docência: a memória no ambiente escolar |
Otávio Servi Marandini; Co-autoria: Márcio Dias da Silveira | FURG | Monumento a Bento Gonçalves: Realidade atual sob a perspectiva da educação patrimonial. |
Priscila ferreira | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | A história cultural como aporte teórico para estudar o documentário como dispositivo de memória |
Rafael Antunes do Canto | UFRGS | Utilização da fotografia para construção da identidade dos alunos |
Raquele Lopes Borges | UFSM | Barroco-Missioneiro: A História em miniaturas |
Raul Costa de Carvalho | UFRGS | O Uso de Imagens no Ensino de História: O México Pré-hispânico nos murais de Diego Rivera |
Renata Andreoni Co-autora: Débora Regina Vogt | Companhia Carris Porto-Alegrense | Memória Cidadã: comunidade, cidade e Carris |
Rodrigo Mendonça | Fundação Universidade Federal do Pampa | JORNALISMO OPINATIVO, UMA REVISÃO HISTÓRICA SOBRE O GÊNERO |
Rodrigo Moraes Alberto | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS | REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS |
Rodrigo Tresoldi Giovanaz | Universidade Federal de Pelotas | História e historiografia através do rádio: experiências do programa Som do Tempo |
Selso Jacinto | Universidade Federal de Santa Maria | Ensino da língua e cultura Kaigang na aldeia Irai-RS |
Sherol dos Santos | Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul | E pode brincar no museu? As oficinas lúdico-pedagógicas do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul. |
Telma Almeida da Silva | Fundação de Proteção Especial | Escola D"Avila: hq para a diversidade |
Thiago Branco Wonghon | FURG | CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM: Práticas do Pibid História |
Tiago Perinazzo Cassol | UFPel | História e historiografia através do rádio: experiências do programa Som do Tempo |
Tiarles Macedo Rodeghiero | Universidade Federal de Pelotas | O RPG NA EDUCAÇÃO: UMA ATIVIDADE POSSÍVEL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE? |
Vanderlise Machado Barão | PUCRS | Vivências e Memórias do Bairro Santa Rita: Diálogos entre pessoas e coisas na construção de uma comunidade. |
Véra Lucia Maciel Barroso | FAPA e Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre | Mãos à obra: Educaçao Patrimonial com operários da Santa Casa de Porto Alegre |
Victor Hugo Veppo Burgardt | UNIPAMPA | A ideologia do nacionalismo: as imagens no ensino de História. |