ATENÇÃO!!! Confira a programação das sessões de comunicação clique aqui

Trabalhos aprovados

Nome
Instituição
Título do Trabalho
Adhemar Lourenço da Silva Junior
Universidade Federal de Pelotas
História e historiografia através do rádio: experiências do programa Som do Tempo
Adriana Orlandi
E.M.E.F. Aramy Silva
Currículo de História: reflexões e possibilidades no ensino por ciclos de formação
Alessandra Rivaroli
Univesidade Federal de Pelotas
UM DESPERTAR PARA A DOCÊNCIA: O PIBID-HUMANIDADES/UFPEL COMO ELO ENTRE O MUNDO ACADÊMICO E O UNIVERSO ESCOLAR
Alexandre dos Santos Villas Bôas

UNIPAMPA

A Arte como idealização: desenvolvimento urbano e a construção da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Rio Grande (RS).

Aline Moroso Guilhão; Co-autoria: Nicole Fischer Perez, Marcéli Machado Santos, Naira Gislaine Cooper Carvalho, Michelle Zilli Monsú



UFRGS

HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bárbara Macagnan Lopes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Educação Patrimonial: o que dizem as pesquisas de 2005 a 2009 em Programas de Pós-Graduação?

Beatriz Floôr Quadrado

UFPel

Patrimônio e História Oral: um Método Didático

Bernard Goulart Prietto
UFRGS
Histórias da Lomba: uma experiência de Educação Patrimonial, em sala de aula, através da História Oral.
Bianca Silva Costa

UFRGS

ENSINO DE HISTÓRIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM ESPAÇO NÃO-FORMAL

Bibiana Werle
UFRGS
Patripife – o jogo da educação para o patrimônio intangível nas aulas de história
Camila de Almeida Silva

FURG

A ATUAÇÃO DA PASTORAL DA JUVENTUDE NO MOVIMENTO DOS CARAS PINTADAS

­Carla Josiele Weber

Universidade Federal do Pampa

A relação entre as diferentes concepções pedagógicas no Brasil e sua concretização nas práticas dos educadores e nos planos político-pedagógicos dos estabelecimentos de ensino municipais localizados em Jaguarão

Carmen Regina Dorneles Nogueira; Co-autor: Nadir Lurdes Damiani, Amilcar Guidolin Vitor
Unipampa- Jaguarão
A REGIÃO TRANSFRONTEIRIÇA DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANI E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Caroline Rippe de Mello

Unisinos

O ENSINO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE OBJETOS COTIDIANOS

Celoi Pereira
Universidade Federal de Pelotas
IRMÃO SOL, IRMÃ LUA: O INÍCIO DA FÉ FRANCISCANA EM ASSIS NO SÉCULO XIII E SEUS USOS NA SALA DE AULA
CLAUDIA FEIJO DA SILVA; Co-autora: Laura Ferrari Montemezzo
UFRGS
Uma parceria entre ensino formal e ensino não-formal: o Museu como recurso didático para o ensino da história
CLAUDIA H DUARTE

c.e.f.p. gen. flores da cunha

AFRICA FASCINIO E DIVERSIDADE

Cleber Monticelli Petró
Universidade Federal de Santa Maria
Reflexões teóricas sobre a Didática e o ensino da História
Cristiano Nicolini
UNISC

Imagens da colonização na propaganda turística do Vale do Taquari

Cristiano Nicolini

UNISC

Análise do conteúdo dos livros da história dos municípios do Vale do Taquari

Criziane da Silva Madruga
unipampa
Cultura e Identidade na sala de aula das séries iniciais:
Débora Strieder Kreuz

UFPel

A influência do livro didático na escrita da História: o caso dos Anos de Chumbo

Diego da Luz Nascimento

Universidade Federal de Pelotas

Utilização de imagens em livros paradidáticos: ''As pioneiras guarapuavanas''

Eliana Ventorini
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Práticas culturais juvenis: entre velhas e novas interdições
Eva Maria Dutra Pinheiro
E.E.E. F. Ruy Ramos
Quilombos e Quilombolas em Piratini: uma proposta de reflexào no espaço escolar
Everton Lessa da Silva
Universidade Federal de Pelotas
O Carnaval pode ser fonte de ensino de História?
Fabian Filatow

PPGH - PUCRS

História Política, Memória e o Ensino de História.

FABIANA BORGES MEIRA
E.M.E.F. ARAMY SILVA
Além das queixas, em direção a uma produção pensante: reflexões sobre o ensino de História na escola pública
Fátima Ferreira Peixoto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Representação social da educação: colônia Quatro Irmãos-Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX.
Felipe Rodrigues Bohrer
UFRGS
Colônia Africana: ocupação territorial e relações de vizinhança
Felipe Schulz Praia
UFRGS
USO DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NA SALA DE AULA
Fernando Seffner
UFRGS - Faculdade de Educação
Comparar a aula de História com ela mesma: valorizar o que acontece e resistir à tentação do juízo exterior
Gabriel de Paula Brasil

FAPA/GTHRR

A UMBANDA E SEU SABER ANCESTRAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO-FORMAL NO CENTRO DE UMBANDA REINO DA MÃE OXUM E DO PAI OGUM

Gabriel Torelly Fraga Corrêa da Cunha

UFRGS

Por um currículo selvagem: história indígena, imaginação e narrativas

Gabriela Correa da Silva
UFRGS
Meu Bairro, muitas Memórias: Ação Educativa no Museu da UFRGS
Gabriela Golembiewski Passuelo; Co-autores: Ana Paula Ribeiro de Souza, Simone Silva da Silveira, Bárbara de Souza Francisco, Bruno Henrique Silva de Castilhos




Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

História e Cultura Indígena nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Geórgia Stefânia Manfroi Pinto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
RODA DE CAPOEIRA DO LARGO ZUMBI: UMA AULA A CÉU ABERTO NA NOITE DE PORTO ALEGRE
Giovanni Biazzetto da Silva Prévidi
UFRGS
VEM QUE TEM CULTURA: RESSIGNIFICANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL
Gislania Carla Potratz Kreniski
FURG
FONTES E ENSINO DE HISTÓRIA: A IMPRENSA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
Hernán Venegas Marcelo

FURG

A noção de patrimônio nas últimas décadas: memória do seu itinerário histórico

Isabela Lisboa Berté
UFRGS
O milagre econômico e suas facetas
jaisson oliveira da silva
ufrgs
NARRATIVAS DE EDUCADORES: INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA
Jesianne Pereira Delfino

Universidade Federal do Pampa

Interpretando o Patrimônio Cultural através dos Percursos da Mulher

Jocély Peixoto Osório da Rosa
Instituto Estadula de Educação
Resgatando vínculos açorianos
Jônatas Marques Caratti

Colégio Adventista Marechal Rondon

Como se fosse a primeira vez: ensinando e reensinando conceitos básicos de História

Júlia Silveira Matos; Co-autoria: Pâmela Pereira de Pinho, Adriana Kivanski de Senna
Universidade Federal do Rio Grande
Os livros didáticos de História e seus posicionamentos teóricos: os critérios de seleção dos professores no PNLD
Juliana dos Santos Nunes
sem vínculo institucional
A História da África e Brasil Africano em Sala de Aula: A experiência de dois professores numa 7ª série do ensino
Juliana Schneider Medeiros
UFRGS
Reflexões sobre o ensino de História na escola indígena
Júlio Ricardo Quevedo dos Santos e Márcia Cristina Cabreira Rodrigues

Universidade Federal de Santa Maria

O "descaso" do patrimônio histórico são-borjente: educação patrimonial em sala de aula

jussemar weiss gonçalves
furg
O Estágio na formação do futuro professor de história
Leonardo Prado Kantorski

UFPel

Expurgo de docentes na lógica da Doutrina da Segurança Nacional: o caso da FURG (1969-1977).

Lisiane Sias Manke; Co-autora: Vania Grim Thies
Universidade Federel de Pelotas
Educação patrimonial e o ensino de história: quem diria que da prática pedagógica “nasceria” um museu?
Lisliane dos Santos Cardozo
Universidade Federal de Santa Maria
NARRATIVAS DE EDUCADORES: INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE HISTÓRIA
Luciane Dos Santos Avila
Universidade Federal Do Rio Grande
Pesquisa Sobre o Ensino de História
Luciane Helbich; Diego Souza Marques


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Documentos que contam histórias possíveis: narrativa e criação no ensino de história

Luís Artur Niemeyer

Unisinos

Os Quase Brasileiros de Saint-Hilaire: Em Busca de Raízes Histórico-Culturais para a Identidade Sul-Riograndense

Luís Guilherme Ritta Duque

Faculdade Cenecista de Osório (Facos)

A Música Popular Brasileira na sala de aula: forma e conteúdo

Luíza Mello da Silva
FURG
PATRIMÔNIO IMATERIAL: AS BENZEDURAS EM RIO GRANDE
MAIARA MICHELE CARVALHO CORREA; Co-autoria: Ana Cristina Polo, Viviane Malheiro Barbosa, Cristiane Camargo Gimenes, JULIA PEREIRA CABRAL



UFRGS

Diversidade e Ancestralidade: a capoeira como mediadora

Maira Eveline Schmitz
Universidade Federal de Pelotas
Construção do saber histórico em sala de aula: Políticas Públicas, Cidadania e Ensino de História
Marcele da Silva Fernandes

Escola Municipal Frederico Ozanan

A Educação por trás das grades: reflexões sobre o ensino de história no Centro de Apoio sócio educativo de Pelotas/RS.

Marcello Paniz Giacomoni
UFRGS
Possibilidades e desafios para o ensino de História Antiga
Márcia Cristina Cabreira Rodrigues

Curso Superior Incompleto

O "descaso" com o patrimônio histórico são-borjense: educação patrimonial em sala de aula

Maria Beatriz Moraes Martins

Unipampa

Santa Casa de Jaguarão:memórias da formação e das práticas das trabalhadoras em saúde.

Maria Catharina Lima Pozzebon

Aposentado

Um novo "olhar"sobre o ensino de geografia e historia, atraves de diferentes materiais didaticos.

Marilise Moscardini dos Passos

UFRGS

Arqueologia na sala de aula: o ensino de história pré-colonial no município de Viamão – RS

Mario Marcello Neto
Universidade Federal de Pelotas
QUEM DISSE QUE ESTUDAR NÃO PODE SER DIVERTIDO? UMA ANÁLISE DE CASO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA IN LOCO.
Monica Karawejczyk
UFRGS
Memória e Cidadania - conservação de livros e documento também se aprende na escola
Natiele Gonçalves Mesquita
UFPel
Entre a historiografia e a educação - relações etnicorraciais na região de Pelotas
Nauber Gavski da Silva
UFRGS
Fontes para o ensino da história das condições de vida dos trabalhadores urbanos: o exemplo de Porto Alegre
Nicole Fischer Perez; Coautora: Gabriela Golembiewski Passuelo; Naira Gislaine Cooper Carvalho


UFRGS

Experiências de Docência: a memória no ambiente escolar

Otávio Servi Marandini; Co-autoria: Márcio Dias da Silveira
FURG
Monumento a Bento Gonçalves: Realidade atual sob a perspectiva da educação patrimonial.
Priscila ferreira

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

A história cultural como aporte teórico para estudar o documentário como dispositivo de memória

Rafael Antunes do Canto

UFRGS

Utilização da fotografia para construção da identidade dos alunos

Raquele Lopes Borges

UFSM

  
Barroco-Missioneiro: A História em miniaturas


Raul Costa de Carvalho

UFRGS

O Uso de Imagens no Ensino de História: O México Pré-hispânico nos murais de Diego Rivera

Renata Andreoni
Co-autora: Débora Regina Vogt
Companhia Carris Porto-Alegrense
Memória Cidadã: comunidade, cidade e Carris
Rodrigo Mendonça
Fundação Universidade Federal do Pampa
JORNALISMO OPINATIVO, UMA REVISÃO HISTÓRICA SOBRE O GÊNERO
Rodrigo Moraes Alberto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS
Rodrigo Tresoldi Giovanaz
Universidade Federal de Pelotas
História e historiografia através do rádio: experiências do programa Som do Tempo
Selso Jacinto

Universidade Federal de Santa Maria

Ensino da língua e cultura Kaigang na aldeia Irai-RS

Sherol dos Santos

Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul

E pode brincar no museu? As oficinas lúdico-pedagógicas do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul.

Telma Almeida da Silva

Fundação de Proteção Especial

Escola D"Avila: hq para a diversidade

Thiago Branco Wonghon

FURG
CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM: Práticas do Pibid História

Tiago Perinazzo Cassol
UFPel
História e historiografia através do rádio: experiências do programa Som do Tempo
Tiarles Macedo Rodeghiero

Universidade Federal de Pelotas

O RPG NA EDUCAÇÃO: UMA ATIVIDADE POSSÍVEL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE?

Vanderlise Machado Barão

PUCRS

Vivências e Memórias do Bairro Santa Rita: Diálogos entre pessoas e coisas na construção de uma comunidade.

Véra Lucia Maciel Barroso
FAPA e Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre
Mãos à obra: Educaçao Patrimonial com operários da Santa Casa de Porto Alegre
Victor Hugo Veppo Burgardt

UNIPAMPA

A ideologia do nacionalismo: as imagens no ensino de História.