ATENÇÃO!!! Confira a programação das sessões de comunicação clique aqui

Submissão de Trabalhos

TRABALHOS APROVADOS - clique aqui

ATENÇÃO! Os artigos completos devem ser enviados até o dia 09 de agosto para o e-mail  jornadadeensinodehistoria@gmail.com



Das normas de envio dos trabalhos

A submissão de trabalhos para avaliação da Comissão Científica deverá ser realizada sob a forma de resumo no ato da inscrição utilizando o sistema de envio automático. O período de inscrições para envio de trabalhos: vai de 30/06/2011 até 30/07/2011. 
Após o aceite divulgado até o dia 03/08/2011, o responsável pela inscrição do trabalho (podendo ser o autor principal ou o coautor) poderá até o dia 09/08/2011, enviar para o e-mail: jornadadeensinodehistoria@gmail.com.  o artigo completo em arquivo com extensão doc, acompanhado do comprovante de pagamento.  Os trabalhos deverão atender as normas presentes no item 4 do regulamento de inscrições. Cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um autor principal. Cada autor poderá inscrever um único trabalho, podendo, no entanto, participar em outros trabalhos como coautor. Todos os autores dos trabalhos deverão estar devidamente inscritos na jornada até a data indicada no boleto bancário, que será emitido ao término do preenchimento da ficha. Caso o pagamento não seja efetuado até o vencimento, a inscrição será cancelada automaticamente.

XVII JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
O Ensino de História no Cone Sul: Patrimônio Cultural, Territórios e Fronteiras

REGULAMENTO
1. Da Participação
A XVII Jornada de Ensino de História e Educação reunirá professores de todos os níveis, das redes: pública e privada; acadêmicos de cursos de graduação e de pós-graduação, assim como profissionais da História, Educação, áreas afins e demais interessados.
2. Inscrição
2.1 Os interessados deverão inscrever-se no evento, submetendo ou não trabalho, através do formulário eletrônico de inscrição, disponibilizado em http://17jornadadeensinodehistoria.blogspot.com
• As inscrições para ouvintes poderão ser realizadas até o dia da abertura do evento.
• As inscrições para apresentações de trabalhos poderão ser realizadas entre os dias 30/06 e 30/07 de 2011, conforme consta no item 3 deste regulamento.
2.2 O valor para inscrição será de R$ 20,00 (vinte reais) para acadêmicos e R$ 40,00 (Quarenta reais) para profissionais da área e comunidade.
2.3. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até a data indicada no boleto bancário, que será emitido ao término do preenchimento da ficha. Caso o pagamento não seja efetuado até o vencimento, a mesma será cancelada automaticamente. Em caso de solicitação de cancelamento da inscrição, em qualquer período, os valores não serão devolvidos.
2.4 A inscrição somente se confirmará após o envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, para o e-mail do evento: jornadadeensinodehistória@gmail.com

3. Das normas de envio dos trabalhos:
Após a inscrição e envio do resumo, os interessados deverão submeter o trabalho completo para avaliação da Comissão Científica da seguinte forma:
3.1. A submissão de trabalhos para avaliação da Comissão Científica deverá ser realizada sob
forma de resumo, utilizando o sistema de envio automático de inscrições constante em: http://17jornadadeensinodehistoria.blogspot.com
3.2. Após o aceite, o responsável pela inscrição do trabalho (podendo ser o autor principal ou o coautor) poderá até o dia 08/08 / 2011, enviar o artigo em arquivo com extensão .doc através do email: jornadadeensinodehistória@gmail.com , segundo as normas presentes no item 4 deste regulamento.

3.3. Os trabalhos deverão atender aos seguintes requisitos:
• preenchimento dos dados referentes ao trabalho, bem como dos dados pessoais dos
autores;
• cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um autor principal. Cada autor
poderá inscrever um único trabalho, podendo, no entanto, participar em outros trabalhos como coautor.
• todos os autores dos trabalhos deverão estar inscritos na jornada, conforme item 3 desse
regulamento, caso contrário a inscrição do trabalho será cancelada.
• O idioma dos trabalhos inscritos na Jornada será o português e o espanhol.

3.4 O inscrito, com o ato de sua inscrição, podendo ser o autor principal ou o coautor, responsabiliza-se em encaminhar o trabalho, bem como autoriza, sem encargos de qualquer natureza, a publicação de seu trabalho no CD ROM do evento ou em quaisquer outras publicações originadas do mesmo e em outros meios de divulgação, conforme o item 8 deste regulamento, destacando-se que:

*a revisão ortográfica e gramatical será de responsabilidade do autor.
• o inscrito é responsável por TODAS as informações referentes aos dados de identificação dos autores e dos conteúdos do trabalho inscrito.

4. Normas gerais de formatação e estrutura dos trabalhos
Após o aceite, o inscrito poderá encaminhar artigo completo, com as normas definidas abaixo:

4.1 Artigo

O artigo completo deverá ter entre 8 e 15 páginas, incluindo as notas de rodapé, as referências, quadros, tabelas e imagens em geral que deverão estar incorporados ao texto. Os textos deverão ter introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, respeitando as normas da ABNT. Textos que não atendam tais especificações serão automaticamente excluídos, não havendo, sob qualquer hipótese, a possibilidade de recurso ou reconsideração para sua publicação.

A formatação do artigo deve ser a seguinte:
• Arquivo em extensão doc enviado para o e-mail indicado anteriormente nos prazos já indicados
• Margem superior 3,0 cm e inferior com 2,0cm;
• Margem esquerda com 3,0 cm e direita com 2,0 cm;
• Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
• Espaçamento entre linhas e entre parágrafos: 1,5;
• Alinhamento: justificado;
• Páginas numeradas a partir da segunda, no inferior, à direita;
• Título: fonte Times New Roman, corpo 14, centralizado, negrito, caixa alta;
• Nome do Autor e coautor (es) (quando for o caso,) à direita, separado do título por uma linha, seguido da sigla da Instituição, e-mail do autor e co-autores (caso existam) e agência financiadora (se houver);

A formatação das referencias bibliográficas e notas de rodapé deve ser a seguinte:
• Referências: ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas, seguindo as normas da ABNT em vigor;
• Notas em rodapé: fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, espaçamentos entrelinhas 1,0;

A formatação do resumo deve ser a seguinte:
• Salvos em extensão .doc.
• Resumo digitado em um só parágrafo, de maneira contínua, limitando-se a um máximo
de 400 palavras;
• Fonte Times New Roman, corpo 12;
• Alinhamento justificado;
• Espaçamento entrelinhas simples.
• Deve conter em sua estrutura básica: Introdução, objetivos, metodologia, resultados (quando pertinentes) e as conclusões do trabalho.
• Devem ser indicadas, ainda, de três (3) a cinco (5) palavras-chave logo abaixo do resumo;

5. Da apresentação dos trabalhos e avaliação
5.1. Normas específicas para trabalhos
Apresentação: Os trabalhos serão apresentados segundo as classificações, em dia, horário e
sala determinados pela comissão organizadora e serão coordenados por um integrante da
equipe de apoio do evento.
Para a apresentação serão disponibilizados datashow e quadro branco. Em havendo necessidade de outros recursos, os autores deverão consultar a comissão organizadora acerca da disponibilidade.
Cada apresentador disporá de 15 (quinze) minutos para sua apresentação.
O apresentador do trabalho deverá, obrigatoriamente, ser um dos autores e estar inscrito no evento.

6. Da avaliação

Os trabalhos inscritos em forma de resumo serão analisados por integrantes da Comissão Científica do evento, aos quais caberá a decisão sobre a sua aceitação (ou não) para apresentação durante o evento. No caso de haver pareceres discordantes, será indicado um segundo que terá o voto de desempate quanto à recomendação ou não. O aceite será dado até o dia 02/08/2011 e disponibilizado no blog do evento.
Os trabalhos que não se enquadrarem na proposta do evento, não respeitarem alguma das
regras do mesmo, não serão aceitos. Não sendo, nestes casos, realizada a devolução dos valores das inscrições aos seus autores.

7. Do certificado

Serão fornecidos dois tipos de certificação:
1. Ouvinte - Certificado de participação.
2. Comunicação oral
Certificado de apresentação por comunicação oral (um por trabalho apresentado), constando o nome de todos os autores e coautores. Ressaltamos que os nomes apresentados no certificado, bem como a ordem sequencial deles, serão os mesmos informados no ato da inscrição, sendo de total responsabilidade do autor que efetuou a inscrição.

8. Da concordância
Os inscritos, com o ato de sua inscrição, declaram estarem cientes que a efetivação da inscrição implica concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas, autorizando, desde já, a publicação de seus trabalhos artigos e/ou resumos e a divulgação das imagens fotográficas e de seu nome em outras divulgações, publicações, impressos, obras literárias, com ou sem fins lucrativos, relacionados ao evento, nos limites ora estabelecidos. Os casos omissos do presente regulamento serão encaminhados à comissão organizadora do evento.