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Oficina 3: Subsídios para a aplicação da Lei 11.645: povos indígenas na história do Brasil

Ministrantes: Juliana Schneider Medeiros (PPG Educação UFRGS – mestranda); Karina Moreira Ribeiro da Silva e Mello (PPG História Unicamp – doutoranda); Soraia Sales Dornelles (PPG História Unicamp – doutoranda)
 
Carga horária: 8h

Data: 23 e 24 de agosto
 
Número de vagas: 30

Proposta: A aprovação da Lei 11.645 em 2008 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação incluindo no currículo do Ensino Fundamental e Médio a obrigatoriedade do estudo da cultura e história dos povos indígenas. A partir dessa demanda, as escolas viram-se na necessidade de buscar maiores subsídios para trabalhar esse tema. É nesse sentido que a proposta desta oficina consiste em apresentar um panorama geral da participação dos grupos indígenas na história do Brasil, bem como propor algumas atividades pedagógicas que possam ser utilizadas em sala de aula. Além disso, procura apontar referências bibliográficas para que os interessados possam se aprofundar na temática.
 
Objetivos:
  • Discutir o porquê da necessidade de criação de uma lei específica que exija a obrigatoriedade do estudo da cultura e história dos povos indígenas e quais as suas implicações para a Educação Básica e o Ensino Superior.
  • Apresentar um breve panorama da presença dos diferentes grupos indígenas ao longo da história do Brasil.
  • Apresentar os avanços da pesquisa histórica em relação à temática indígena nas últimas décadas e apontar referências bibliográficas.
  • Realizar atividades pedagógicas no decorrer da oficina que possam ser aplicadas em sala de aula posteriormente.