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Oficina 4: Arqueologia simétrica ou colaborativa: estudando a cultura material na sala de aula através das categorias patrimoniais e territoriais dos estudantes.

Ministrante: Vanderlise Machado Barão (arqueóloga LEPAN\FURG, doutoranda PUCRS)

Carga Horária: 8 horas

Data: 23 e 24 de agosto
 
Número de Vagas: 35

Proposta: Com as demandas atuais que a disciplina de história vem enfrentando na atualidade, esta oficina objetiva discutir conceitos e categorias sobre territorialidades e patrimônio cultural nas diferentes redes sociais contemporâneas e pretéritas, observando as sobreposições populacionais que ocupam os mesmos territórios, bem como a diversidade cultural que as compõem. Para isso, pretende utilizar a diversidade da sala de aula como ponto de partida, criando dinâmicas para que os alunos componham a diversidade do lugar através da construção de uma exposição de suas diferenças através das coisas que utilizam, dos lugares onde moram, dos lugares onde nasceram pensando presente e passado desses lugares de memória. Os estudantes poderão fazer uso de roupas, utensílios domésticos, fotografias e demais objetos que forem necessários para compor uma cena, onde apresentarão aos colegas a exposição do 'seu patrimônio cultural'. Dentro dessa perspectiva a oficina pretende apresentar um panorama de possibilidades analíticas tendo como eixos a antropologia simétrica e a cultura material, mostrando como a memória social é construída entre eles, e como essas construções podem ter diferentes visões de acordo com quem ocupa esses territórios e espaços dentro da região citada.

Objetivos: 
  • Analisar as teorias sobre história dos coletivos observando as principais contribuições que a arqueologia e seus arcabouços teóricos apontam na reconstrução de contextos e situações críticas das pesquisas atuais;
  • Identificar os conceitos de cultura, identidade e redes sociais, bem como de paisagem, território, espaço e lugar, dentro de uma perspectiva interdisciplinar;
  • Analisar as diferentes leituras e interpretações das fontes de diferentes níveis de articulação discursiva, enfatizando o papel social do pesquisador na construção e divulgação da memória e do patrimônio, dentro de uma perspectiva do ‘outro’.
Bibliografia indicada:
ADOMILLI, Gianpaolo Knoller. Trabalho, meio ambiente e conflito: um estudo antropológico sobre a construção da identidade social dos pescadores do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - RS. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PPGHS/UFRGS, 2002.
BOADO, Felipe Criado. Construcción social del espacio y reconstrucción arqueológica del paisaje. In: Hacia una arqueologia de los paisajes imaginários. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 1996.
BARÃO, Vanderlise, M. A escola indígena e o poder de Estado: construção de uma identidade étnica entre os Mbyá Guarani. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: PPGH / PUCRS, 2005.
DIEGUES, Antônio Carlos S. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: HUCITEC, 2000.
DRING, Katherine H. Sebastian & SILLIMAN, Stephen W. Collaborating at the trowel's edge : teaching and learning in indigenous archaeology. University of Arizona Press, 2008.
GODOI, Emilia Pietrafesa. O sistema do lugar: história, território e memória no sertão. In: NIEMEYER & GODOI. Além dos territórios: para um diálogo entre a etnologia indígena, os estudos rurais e os estudos urbanos. Campinas: Mercado das Letras, 1998
FREITAS, Ana Elisa de C. Mrur Jykre - a cultura do cipó : territorialidade Kaigang na margem leste do Lago Guaíba, Porto Alegre, RS. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PPGAS/UFRGS, 2005.
POLITIS, G. & CÁRDENAS, D. Território, movilidad, etnobotánica y manejo Del bosque de los Nukak orientales – Amazônia Colombiana. Colômbia: Instituto Amazónico de Investigaciones Cientificas – SINCHI, 1996.
ROSA, Rogério Réus Gonçalves da. Uma ponte pêncil sobre o oceano: a contribuição do pensamento mitológico Kaingang do Rio grande do Sul. In: BERGAMASCHI, M. A. (org.) Povos Indígenas & Educação. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
TILLEY, Christopher. A phenomenology of landscape places, paths and monuments. Oxford / Providence, USA: BERG, 1994.