Ministrantes: Natália M. Pietra (UCS) e Rejane Jardim (UFPEL)
Carga Horária: 8 horas
Data: 23 e 24 de agosto
Número de Vagas:
Proposta: A oficina pretende debater panoramicamente as reflexões que vêem sendo feitas sobre o Gênero e a Sexualidade através do uso do cinema em sala de aula. Entendendo o cinema como uma tecnologia de poder e o espaço da sala de aula como um lugar, por excelência, de afirmação de diferentes formas de poder, vale dizer, sugerindo que tanto o cinema quanto a escola são ao mesmo tempo produtos e produtores das relações sociais entre os sexos. Neste sentido pretendemos provocar a reflexão sobre a escola contemporânea como lugar de construção de relações de gênero permeadas pela função disciplinar do ensino da história. Também em virtude da necessidade de ampliar e produzir conhecimentos que dêem subsídios para os professores e futuros profissionais trabalharem com os diferentes preconceitos e discriminações no ambiente escolar e acadêmico.
Objetivos:
- Analisar o cinema como uma evidência que (re)produz concepções sobre as sociedades e relações sociais do passado-presente;
- Pensar o cinema através do seu caráter pedagógico, ou seja, como um espaço informal de educação.
- Discutir a construção das relações de gênero na escola e os desafios da história enquanto disciplina.
- Analisar os discursos sobre gênero e sexualidade presentes na linguagem cinematográfica e seus vínculos com as pedagogias culturais.
- Discutir uso do cinema como fonte na sala de aula para analisar relações de gênero através reflexões teóricas e exemplos.