Data: 24 de agosto
Carga Horária: 4 horas
Número de Vagas: 30
Proposta: A relação da teoria e da experiência no trabalho com as fontes escritas e as fontes icnográficas. A organização dos acervos, condições de acesso e a construção de categorias de análise. O caso dos arquivos da Fronteira da Região Sul e da Região do Pampa: possibilidades para a história da educação.
Objetivos:
- refletir sobre a relação da teoria e da experiência na prática da pesquisa em história da educação;
- discutir os problemas postos ao ofício do historiador (da educação) pela organização dos acervos;
- apresentar possibilidades de pesquisa a partir do exemplo da região de Bagé.
Bibliografia sugerida:
ALVES, Claudia. Acervos bibliográficos para a história da educação. Niterói, RJ: EDUFF, 2001.
CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2000.